Libertações: 21 e 22 de Outubro de 2009

21 de Outubro de 2009, Quarta-feira
Libertação de um Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
10h45 - Tibaldinho, Mangualde


Esta ave foi apreendida em Agosto de 2009 pelo EPNA de Elvas, a um particular que a mantinha em cativeiro ilegal. Este animal apresentava lesões graves nos membros posteriores, provocadas pelas condições em que se encontrava. O processo de recuperação consistiu no tratamento das lesões, contacto com aves da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.



Na libertação estiveram presentes cerca de 35 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1º Ciclo de Tibaldinhos, mas também representantes do Agrupamento de Escolas de Mangualde, da Junta de Freguesia de Alcafache, da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR de Mangualde, assim como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Tibas". Esta acção foi seguida de uma breve apresentação junto das crianças.



22 de Outubro de 2009, Quinta-feira
Libertação de um Milhafre-real (Milvus milvus)
10h00 - Vilar Formoso


Esta ave tinha sido atropelada por um camião numa auto-estrada no início de Setembro, tendo sido recolhida de imediato pelo condutor do veículo, ainda em território espanhol, e encaminhada para os elementos do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Vilar Formoso, que por sua vez a entregaram aos cuidados do CERVAS, em Gouveia. Apesar do trauma, o milhafre não apresentava qualquer fractura mas encontrava-se magro e debilitado. O processo de recuperação foi rápido e consistiu na recuperação da condição física e treino de voo em instalações adequadas para a espécie.





A devolução à Natureza desta ave foi realizada pelos representantes do Clube de Caça e Pesca de Vilar Formoso, tendo estado presentes o Presidente da Junta de Freguesia e Médica Veterinária Municipal, bem como um grupo de crianças e professores da EB 2,3 que baptizaram a ave com o nome de “Vilar”.


Libertação de um Grifo (Gyps fulvus)
12h00 - Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo

Esta ave ingressou no CERVAS após ter sido encontrada pelos Bombeiros Voluntários de Pinhel e recolhida pelo Parque Natural do Douro Internacional. Encontrava-se bastante desnutrida e debilitada. Durante o seu processo de recuperação foi alimentada para que adquirisse o peso adequado, colocada em contacto com aves da mesma espécie e submetida a treinos de voo.


O grifo foi devolvido à Natureza no Santuário de Santo André das Arribas, com a participação de representantes da Corporação de Bombeiros responsável pela recolha do animal. A ave foi baptizada de "Desertor".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego