Semana da Coruja-das-torres: 22 a 29 de Setembro de 2009


22 de Setembro de 2009, 3ª feira:

11h00 - 12h00: Oficina de Educação Ambiental na escola EB de Freches (Trancoso)

14h00 - 15h30: Oficina de Educação Ambiental no Jardim de Infância de Tamanhos (Trancoso)



17h30: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), junto ao Jardim de Infância de Tamanhos (Trancoso)

Esta coruja foi recolhida por um particular em Tamanhos, após ter caído do ninho, no dia 8 de Julho de 2009. Foi entregue ao SEPNA-GNR de Pinhel e encaminhada para o CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e ganhasse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças, educadora e auxiliares do Jardim de Infância de Tamanhos e de vários populares, entre eles os responsáveis pela recolha desta ave, num total de cerca de 20 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Bola de Algodão".


19h00: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), junto à Casa da Lousa - Aldeia da Capela (Trancoso)

Esta coruja foi recolhida por um particular na Aldeia da Capela, após ter caído do ninho, no dia 12 de Junho de 2009. Foi entregue ao SEPNA-GNR de Pinhel e encaminhada para o CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e ganhasse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças e professores da Escola EB1 de Freches, pais e encarregados de educação e vários populares, entre eles os responsáveis pela recolha desta ave, num total de cerca de 50 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Maria Lousa".


24 de Setembro de 2009, 5ª feira:

09h00 - 12h00: Oficina de Educação Ambiental na escola EB de Outeiro de Baixo (Dardavaz, Tondela)



16h30 - 17h30: Oficina de Educação Ambiental na escola EB1 da Caparrosa (Tondela)

17h30: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), junto à escola EB1 da Caparrosa (Tondela)

Esta coruja foi recolhida por um particular junto a uma estrada na Caparrosa, no dia 24 de Agosto de 2009. Encontrava-se desnutrida e debilitada e foi entregue ao SEPNA-GNR de Santa Comba Dão e encaminhada para o CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que ganhasse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças e professora da Escola EB1 da Caparrosa, pais e encarregados de educação e elementos do SEPNA de Santa Comba Dão, num total de cerca de 25 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Branquinha".


19h00: Devolução à Natureza de duas corujas-das-torres (Tyto alba), junto à Capela da Sagrada Família - Póvoa da Sardinha (Dardavaz, Tondela)

Estas corujas foram apreendidas pelo SEPNA-GNR de Santa Comba Dão a um particular da Póvoa da Sardinha, por se encontrarem em cativeiro ilegal. Encontravam-se desnutridas e debilitadas e foram encaminhadas para o CERVAS onde sofreram o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que ganhassem o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças e professores da Escola EB1 de Outeiro de Baixo, pais e encarregados de educação, vários populares e elementos do SEPNA de Santa Comba Dão, num total de cerca de 15 pessoas. As corujas foram baptizadas de "Faísca" e "Bolinhas".




25 de Setembro de 2009, 6ª feira:

10h45 - 13h20: Palestras na sede do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria (Marinha Grande)


14h00 - 15h30: Oficina de Educação Ambiental no Jardim de Infância e Escola EB1 da Praia da Vieira (Vieira de Leiria, Marinha Grande)


17h45: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), na Praia da Vieira (Eirinhas)

Esta coruja encontrava-se desnutrida e debilitada e foi entregue no CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que ganhasse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.



Fotografias de Ana Gouveia

Esta acção contou com a presença de várias crianças dos vários estabelecimentos de ensino, professores e educadores, pais e encarregados de educação, e vários populares, num total de cerca de 50 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Coração Irrequieto".



28 de Setembro de 2009, 2ª feira:

15h30 - 17h30: Oficina de Educação Ambiental na Escola EB1 de Nabais - Gouveia



17h30: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), junto à Escola EB1 de Nabais

Esta coruja encontrava-se desnutrida e debilitada e foi entregue no CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que ganhasse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças e professores do Jardim de Infância e Escola EB1 de Nabais, pais e encarregados de educação e vários populares, num total de cerca de 25 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Nabaínha".



29 de Setembro de 2009, 3ª feira:

16h00 - 17h00: Oficina de Educação Ambiental na Escola EB1 de Lagarinhos - Gouveia


17h30: Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba), junto à Escola EB1 de Lagarinhos

Esta coruja encontrava-se desnutrida e debilitada e foi entregue no CERVAS onde sofreu o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que ganhasse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.


Esta acção contou com a presença das crianças e professores da Escola EB1 de Lagarinhos, num total de cerca de 15 pessoas. A coruja foi baptizada com o nome "Yakari".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia