Libertações: 9 e 10 de Setembro de 2009

9 de Setembro de 2009, 4ª feira
Libertação de uma Águia-calçada (Aquila pennata)
16h30 - CERVAS, Gouveia

Esta ave foi recolhida ainda cria, após ter caído do ninho, e entregue no CERVAS. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves adultas da mesma espécie e treinos de voo e caça, encontrando-se agora apta para ser devolvida à Natureza.


Este evento foi desenvolvido em colaboração com a Câmara Municipal de Gouveia e inserido na recepção aos professores do Município de Gouveia para o inicio do ano-lectivo. Contou com a presença de cerca de 80 professores e de vários representantes da Câmara Municipal, inclusivamente do Presidente Álvaro Amaro, a quem foi atribuída a oportunidade de libertar esta ave, baptizada de "Estrela". Esta acção incluiu ainda uma visita guiada ao Parque Ecológico de Gouveia e ao CERVAS.



10 de Setembro de 2009, 5ª feira
Libertação de uma Águia-calçada (Aquila pennata)
14h15 - Quinta da Cerca, Nelas

Esta ave foi recolhida por um particular no dia 31 de Agosto junto a uma mata onde deflagrava um incêndio. Foi entregue ao SEPNA de Mangualde e encaminhada para o CERVAS. Não apresentava quaisquer lesões, encontrando-se apenas um pouco debilitada, e aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo, encontrando-se agora apta para ser devolvida à Natureza.

Fotografia: EcoClube do Dão


Esta acção foi organizada com a colaboração da Câmara Municipal de Nelas e contou com a presença de elementos do SEPNA de Mangualde, da Protecção Civil, veterinário municipal e membros do EcoClube do Dão. Esta ave foi libertada por 2 voluntários do CERVAS e por um jovem membro do EcoClube.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego