Libertações: 3 e 4 de Setembro de 2009

3 de Setembro de 2009, 5ª feira
Libertação de três grifos (Gyps fulvus)
10h30, Almofala - Figueira de Castelo Rodrigo
Ponto de encontro: Santuário Sto André das Arribas, Almofala

Estas aves foram recolhidas pela equipa do SEPNA de Vilar Formoso em Lagoaça, pela GNR de Seia na Folhadosa e por Vigilantes da Natureza do PNDI em Bemposta, por se encontrarem debilitadas e desnutridas, e encaminhadas para o CERVAS. Aqui sofreram todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que adquirissem o peso adequado, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção contou com a presença de cerca de 10 Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, dos Vigilantes da Natureza do PNDI e elementos do SEPNA de Vilar Formoso.


4 de Setembro de 2009, 6ª feira
Libertação de um Gavião (Accipiter nisus)
9h30, Tourais - Seia
Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Tourais

Esta ave foi recolhida por um particular, após ter caído do ninho, e foi entregue no CERVAS pelo mesmo. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça.

Esta acção contou com a presença de alguns populares, incluindo o responsável pela recolha e padrinho deste jovem gavião, baptizado de "Elisabete" no momento da libertação.


Libertação de um Gavião (Accipiter nisus)
11h00, Nogueira do Cravo - Oliveira do Hospital
Ponto de encontro: Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

Esta ave foi recolhida por elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, após ter caído do ninho, e foi encaminhada para o CERVAS pela equipa do SEPNA da Lousã. Aqui sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse e adquirisse o peso adequado, passagem pelo 1º processo de muda de penas, contacto com aves adultas da mesma espécie e treinos de voo e caça.

Esta acção contou com a presença de cerca de 20 membros da Associação Arcial, do Veterinário Municipal e do Bombeiro responsável pela recolha desta ave, que foi baptizada de "Sasha".


Libertação de uma Águia-calçada (Aquila pennata)
15h00, Valhelhas - Guarda
Ponto de encontro: Praia fluvial de Valhelhas


Este evento foi desenvolvido em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, no seguimento da atribuição do galardão de Bandeira Azul às Praias Fluviais do Concelho da Guarda e que prevê a realização de várias acções de Educação Ambiental. Com a actividade “Vamos ajudar a vida selvagem”, pretendeu-se sensibilizar os participantes para a problemática da conservação e gestão das populações de animais selvagens, através da libertação de uma ave selvagem recuperada.

Esta acção contou com a presença de cerca de 30 pessoas e de representantes da Câmara Municipal da Guarda. A ave foi baptizada de "Vallecullia", o nome primordial de Valhelhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia