Libertações: 28 a 30 de Julho de 2009

Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
10h00, Nelas
Ponto de encontro e local da libertação: Quinta da Cerca, Nelas

Esta ave foi recolhida no dia 29 de Novembro de 2008 por um particular, dentro da Zona de Caça de Nelas, e entregue no CERVAS pela equipa do SEPNA de Mangualde. Apresentava lesões compatíveis com abate a tiro (ilegal). Após o longo processo de recuperação, que consistiu em tratamento das lesões, alimentação para que adquirisse o peso adequado, passagem por um processo de muda de penas, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça, esta águia encontrava-se apta para ser devolvida à Natureza.


Esta acção contou com a colaboração da Câmara Municipal de Nelas e com a presença de cerca de 60 crianças, do senhor responsável pela recolha da ave, de membros do SEPNA Magualde, dos Bombeiros, da Protecção Civil, da Associativa de Caça de Nelas, do Jornal do Centro e do veterinário municipal, entre outros.


Esta águia foi baptizada com o nome "Ratinho Chocolate" (nome do cão que a detectou no campo e referência à sua cor castanha).

Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
16h30, Ínsua, Penalva do Castelo
Ponto de encontro: Escola EB de Ínsua

Este pequeno juvenil foi recolhido no inicio do mês de Julho após ter caído do ninho. Foi encaminhado para o CERVAS onde sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça. Deste modo, esta ave encontrava-se agora pronta para ser devolvida à Natureza.


Esta acção contou com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e com a presença de cerca de 70 crianças das actividades extra-curriculares da Escola de Ínsua e do ATL da Misericórdia, membros do SEPNA Mangualde e GNR de Penalva do Castelo, tendo sido ainda acompanhada por uma equipa de reportagem da SIC (veja a reportagem aqui, aos 29min.).


Esta ave foi baptizada pelas crianças com o nome "CERVAS".

Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
19h00, Unhais da Serra, Covilhã
Ponto de encontro e local de libertação: H2Otel

Também este juvenil foi recolhido no inicio do mês de Julho após ter caído do ninho. Foi encaminhado para o CERVAS onde sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça. Deste modo, esta ave encontrava-se também pronta para ser devolvida à Natureza.


Esta acção contou com a colaboração do H2otel e foi antecedida por um Workshop Teórico de Recuperação de Fauna Selvagem, pelas 16h30. Estiveram presentes neste evento vários hóspedes e funcionários do hotel, escuteiros do Agrupamento de Unhais da Serra, a Arq. Maria da Paz (em representação do PNSE), membros do SEPNA da Covilhã e representante da rádio Cova da Beira.


Este pequeno mocho foi baptizado com o nome "H2O", "Unhas" para os amigos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego