Libertações: 16 de Julho de 2009

Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
10h30, Casteleiro, Sabugal

Esta acção foi organizada com a colaboração da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) e contou com o apoio e presença de funcionários e utentes do Lar e Centro de Dia S. Salvador, Casteleiro, entre outros.

Esta águia foi recolhida por um particular no dia 11 de Janeiro e entregue no CERVAS após ter sido vítima de um trauma de origem desconhecida. Apresentava uma fractura na asa direita pelo que o processo de recuperação consistiu na resolução desta lesão, alimentação para que ganhasse o peso adequado e realização de treinos de voo e caça.


Libertação de dois Mochos-galegos (Athene noctua)
17h30, Almeida

Esta acção contou com a presença de 30 crianças e professores do campo de férias "Férias em Movimento", de Vila Nova de Tazem, de 30 escuteiros pertencentes aos agrupamentos de Almeida e Vila Nova de Gaia (que se encontravam em actividade na região) e ainda do Sr. Presidente e funcionários da Junta de Freguesia de Almeida e professores da Escola EB 2,3/S Dr José Casimiro Matias. Os jovens mochos foram baptizados com os nomes "Lobitinho" e "Estrela".

Estas duas aves foram encontradas por crianças na Escola EB 2,3/S Dr José Casimiro Matias, Almeida, e recolhidas pela equipa do SEPNA de Vilar Formoso, no dia 9 de Junho. Tratavam-se de duas crias que terão caído do ninho. Foram entregues no CERVAS e após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescessem, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprenderem os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, estes mochos encontravam-se aptos para serem devolvidos à Natureza.




Antecedendo esta libertação, foi realizada uma saída para observação de aves no Penedo Durão, Freixo de Espada à Cinta, com as crianças do campo de férias.

Libertação de três Corujas-das-torres (Tyto alba)

21h00, Fronteira, Portalegre

Esta acção foi organizada por elementos da Quercus, com a colaboração do Parque Natural da Serra de S. Mamede (PNSSM), e contou com a presença de cerca de 80 crianças pertencentes a um campo de férias.

Estas três aves foram recolhidas por dois membros da Quercus, no dia 27 de Maio, por se encontrarem dentro de uma caixa, num caixote do lixo. Tratava-se de três crias, e foram entregues no PNSSM e encaminhadas para o CERVAS. Após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescessem, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprenderem os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, estas corujas encontravam-se aptas para serem devolvidas à Natureza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego