Saída de campo para iniciação à identificação de cogumelos silvestres em Reboleiro, Trancoso.


No dia 8 de Novembro de 2015 o CERVAS e a Associação Cultural e Juvenil da Ribeirinha de Trancoso (ACJRT) organizaram uma saída de campo para iniciação à identificação de cogumelos silvestres em Reboleiro, Trancoso.



O principal objectivo da acção foi divulgar a diversidade micológica da zona e incentivar os habitantes locais a conhecerem melhor as espécies de cogumelos silvestres.



As boas práticas, os riscos, e os cuidados necessários durante a colheita e identificação dos cogumelos foram também abordados e discutidos com os participantes.



Depois da componente prática de campo os cogumelos comestíveis recolhidos foram preparados e fizeram parte da ementa do almoço do evento, com o objectivo de divulgar as espécies existente no local que têm maior potencial gastronómico.


Os exemplares recolhidos, de aproximadamente 40 espécies diferentes, foram devidamente organizados e identificados e organizados numa pequena exposição micológica. 


No final foi realizada uma breve palestra sobre identificação de cogumelos, durante a qual se recorreu aos exemplares da exposição, de forma a consolidar os conhecimentos dos participantes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela