Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Devolução à Natureza de um bufo-real em Midões, Tábua.


No dia 1 de Julho de 2015 foi devolvido à Natureza um bufo-real (Bubo bubo) em Midões, Tábua.


Esta ave tinha sido entregue voluntariamente ao CERVAS por particulares que a tinham encontrado debilitada, junto a uma estrada, e que, por desconhecimento dos procedimentos correctos (encaminhamento imediato para um centro de recuperação através do SEPNA/GNR) a mantiveram em casa, em cativeiro ilegal.


Graças à intervenção de habitantes de Casal da Senhora que têm vindo a colaborar com o CERVAS na dinamização de acções de educação ambiental, entre outras, o bufo foi entregue no centro e após a avaliação verificou-se que era necessário um processo de recuperação física e socialização com outras aves da mesma espécie.


A devolução à Natureza foi realizada num local próximo de onde o bufo tinha sido encontrado, numa zona afastada de povoações e com habitat adequado para a espécie. Estiveram presentes várias dezenas de habitantes locais e outras pessoas interessadas em conhecer melhor esta importante espécie, ainda relativamente desconhecida para a população, de uma forma geral.


O CERVAS agradece o interesse e o carinho de todas as pessoas presentes e, de uma forma especial, ao Paulo Loureiro e à Ana Plácido por toda a colaboração e apoio ao trabalho do centro, principalmente ao nível da educação ambiental e divulgação da importância das espécies protegidas.


Sem comentários: