"Os cágados vão à escola" no Centro Escolar de Santo Estevão em Viseu


No dia 10 de Abril de 2015 decorreu mais uma sessão de educação ambiental no âmbito do projecto "Os Cágados Vão à Escola", desta vez no Centro Escolar de Santo Estevão em Viseu.


Foram realizadas duas sessões para as crianças do Jardim de Infância nas quais foram apresentadas as duas espécies de cágados existentes em Portugal através do conto infantil Mauro e Emília, de Ana Mafalda Alves, e a problemática das espécies exóticas de tartarugas invasoras.


Previamente tinha sido lançado o convite às educadoras para que divulgassem a acção junto das crianças e respectivos encarregados de educação de forma a que quem tivesse tartarugas em casa pudesse levá-las para a sessão para que se procedesse à sua identificação e avaliação geral.


Para além das informações relacionadas com os riscos ecológicos associados à presença de tartarugas exóticas invasoras em meio natural foram abordados os cuidados necessários para que os animais que as crianças têm em casa estejam em boas condições de forma a reduzir riscos sanitários.


Como tem acontecido nas sessões já realizadas foram detectados animais de uma espécie cuja comercialização é proibida há muitos anos, nomeadamente a tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys scripa scripta), mas que pelo menos uma loja da região continua a vender, facturando estes animais como sendo de outra espécie, de venda legal. 


O SEPNA/GNR de Viseu esteve presente nesta actividade para conhecer melhor as temáticas abordadas e as diversas problemáticas associadas, nomeadamente a questão da comercialização de espécies proibidas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião