16ª edição do Workshop Práctico de Recuperação de Animais Silvestres


Entre os dias 6 e 8 de Dezembro de 2013 decorreu em Gouveia e Seia a 16ª edição do Workshop Práctico de Recuperação de Animais Silvestres organizado pela ALDEIA/CERVAS.


No primeiro dia os 36 participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas das espécies de fauna selvagem autóctone que ingressa com maior frequência nos centros e algumas das caracteristicas físicas e comportamentais mais relevantes para os processos de recuperação.


Durante a manhã do segundo dia as temáticas abordadas foram os principios básicos e conceitos gerais, bem como as instalações necessárias para o funcionamento de um centro de recuperação.


Ao início da tarde foi realizada uma visita ao CERVAS para que os participantes pudessem conhecer as diferentes zonas de trabalho, como complemento práctico da palestra sobre instalações. 


Finalmente, a captura e imobilização, bem como o exame físico, foram abordados de uma forma teórica, como introdução às sessões práticas do dia seguinte.


O terceiro dia, que decorreu em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) permitiu aos participantes ganharem experiência prática ao nível da identificação, manipulação e exame físico de animais selvagens durante a manhã.


Pela tarde, foram treinadas diferentes técnicas de imobilização de membros, administração de fluidos, alimentos e medicamentos, de forma a complementar a formação que a ALDEIA/CERVAS considera útil para quem colabora ou pretende colaborar com os centros de recuperação em Portugal.



A ALDEIA agradece mais uma vez a excelente colaboração do CISE e do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como ao Município de Gouveia/Posto de Turismo na realização de mais esta edição.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião