Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2018

Devolução à Natureza de 1 peneireiro-vulgar em Salreu, Estarreja


No dia 23 de Dezembro de 2018 foi devolvido à Natureza um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) em Salreu, Estarreja.



Esta ave tinha sido encontrada na berma de uma estrada na zona de Aveiro por uma família que a fez chegar ao CERVAS através do SEPNA/GNR e ICNF.



A devolução à Natureza decorreu junto de zonas agrícolas dos percursos pedestres do Bioria, na presença da família que recolheu a ave, padrinhos, e representantes dos Amigos do Cáster e Bioria, entidades locais com quem o CERVAS tem colaborado nos últimos anos.


Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres com jovens da Covilhã e do Algarve


No dia 19 de Dezembro de 2018 foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) com crianças e jovens da Covilhã e do Algarve.



As pessoas envolvidas na acção, promovida pela Coolabora, fazem parte dos projectos Quero Ser Mais E6G (Tortosendo, Covilhã) e de outros semelhantes do Algarve (Akredita + - E6G, MUDA@KI - E6G e Mais Sucesso - E6G), que desta forma tiveram oportunidade de ficar a conhecer o trabalho do CERVAS e um pouco da fauna selvagem da região.



O CERVAS agradece o interesse demonstrado pelos jovens e pelas técnicas que coordenavam os grupos e está disponível para futuras acções em parceria.



  

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato na Aldeia Natal de Cabeça, Seia


No dia 16 de Dezembro de 2018 o CERVAS realizou uma acção de educação ambiental dedicada às aves de rapina nocturnas na Aldeia Natal de Cabeça, em Seia.



Esta acção foi desenvolvida após convite do Município de Seia e da ADIRAM / Aldeias de Montanha e consistiu numa breve apresentação do trabalho do centro e das espécies de rapinas nocturnas de Portugal, ao que se seguiu a devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha sido atropelada.



O CERVAS agradece a todas as entidades envolvidas na organização deste excelente evento de Natal e está disponível para continuar a desenvolver actividades em parceria no futuro.


25ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu no Porto


Entre 7 e 9 de Dezembro de 2018 decorreu no Porto a 25ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.



Esta edição foi organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP), decorreu nas instalações da Faculdade de Ciências e contou com o apoio da NORLEQ - Equipamentos e Serviços.



Ao final da tarde do primeiro dia decorreu uma palestra de apresentação do trabalho do CERVAS, aberta ao público, no âmbito do ciclo de conferências "Sou Biólogo, e agora?" promovidas pelo NEBUP e durante o fim de semana decorreram as partes teóricas e práticas do workshop.



O CERVAS agradece ao NEBUP pela organização do evento, à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto pela disponibilização de instalações e à NORLEQ pelo apoio financeiro que permitiu assegurar questões logísticas.




À descoberta dos cogumelos silvestres com a Universidade Sénior de Gouveia


No dia 3 de Dezembro de 2018 o CERVAS colaborou com a Universidade Sénior de Gouveia na dinamização de uma saída de campo "à descoberta dos cogumelos silvestres".



Esta actividade teve como principal objectivo dar a conhecer as espécies mais comuns de cogumelos silvestres de Gouveia, as boas práticas de identificação e colheita e os riscos associados à utilização gastronómica deste recurso natural.



Esta acção de campo tinha sido já preparada anteriormente, no dia 29 de Outubro, através de uma palestra de iniciação ao tema que foi realizada na Casa da Torre.



O CERVAS agradece à Universidade Sénior de Gouveia pelo interesse e por mais este convite e continua disponível para futuras actividades em parceria.

III Encontro Micológico "Entre o Dão e o Mondego" em Carregal do Sal


No dia 2 de Dezembro de 2018 decorreu em Carregal do Sal o III Encontro Micológico "Entre o Dão e o Mondego".




Tal como nas edições anteriores, este evento foi organizado pela Associação Cultural Folias e Tropelias, com a colaboração do CERVAS e da Quinta de Cabriz.




Durante a manhã foram realizados pequenos percursos em diferentes habitats florestais de Carregal do Sal, guiados pelo micólogo amador Rui Cardoso, para identificação e recolha de diferentes espécies de cogumelos silvestres.




O almoço decorreu na Quinta de Cabriz e consistiu em diferentes pratos à base de cogumelos como forma de divulgação do potencial gastronómico deste recurso natural.



Durante a tarde decorreu uma sessão prática de identificação de cogumelos silvestres que tinham sido recolhidos durante a manhã, durante a qual foram também esclarecidas todas as dúvidas apresentadas pelos cerca de 30 participantes no evento.


Finalmente foi ainda devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) que tinha estado em recuperação no CERVAS, junto a zonas agrícolas com vinhas e olivais, na presença dos participantes. O CERVAS agradece o convite e a colaboração da Associação Cuiltural Folias e Tropelias e continua disponível para mais actividades em parceria.

Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres em Folgosinho


No dia 2 de Dezembro de 2018 foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) em Folgosinho, Gouveia, durante um evento de Natal que reuniu várias dezenas de praticantes de Karaté de vários locais da região Centro e respectivas famílias.



Esta ave tinha sido removida do ninho pelas autoridades, juntamente com outra cria, por estar num ninho numa casa em obras, e o processo de recuperação consistiu em alimentação, contacto permanente com outras corujas-das-torres de diferentes idades e finalmente treino de voo e caça.



A devolução à Natureza decorreu ao final da tarde, no restaurante O Albertino, na presença dos organizadores e participantes no evento, a quem o CERVAS agradece o enorme interesse e apoio ao trabalho do centro que foi conseguido através da angariação de donativos.



Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres em Gouveia


No dia 1 de Dezembro de 2018 foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) em Gouveia.



Esta ave tinha sido removida do ninho pelas autoridades, juntamente com outra cria, por se encontrar numa casa em obras, e o processo de recuperação consistiu em alimentação, contacto com outras corujas-das-torres de diferentes idades, treino de voo e caça.



A devolução à Natureza decorreu ao final da tarde junto a uma área agrícola, na presença dos padrinhos da ave e outros visitantes e a todos o CERVAS agradece o interesse e apoio ao trabalho do centro.