"Os cágados vão à escola" na Escola Primária de Folgosinho


No dia 9 de Junho de 2015 o CERVAS dinamizou mais uma sessão no âmbito do projecto "os cágados vão à escola", desta vez na Escola Primária de Folgosinho, em Gouveia.


Tal como habitualmente foram apresentadas as espécies de cágados autóctones e a problemática das espécies de tartarugas invasoras, através do conto Mauro e Emília, de Ana Mafalda Alves.


A dado momento um dos alunos referiu que tinha recolhido recentemente da berma da estrada uma tartaruga e, após contactos imediatos com os pais, verificou-se que se tratava de uma tartaruga-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta elegans), que se encontrava em liberdade próximo de Nabais, em Gouveia.


Esta é mais uma situação que revela o problema da comercialização e posse de tartarugas exóticas, que em muitos casos são libertadas ou fogem das casas das pessoas e invadem o meio natural a que não pertencem, causando problemas à biodiversidade local.


O CERVAS agradece o interesse da Escola Primária de Folgosinho e continua disponível para futuras acções de sensibilização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto